Enem 2017: Como funciona e como passar?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seleciona candidatos que querem ingressar nas universidades do país, além de disponibilizar vagas nos programas sociais do governo, como o ProUni, Fies e Sisu que ofertam bolsas de estudos integrais ou parciais e financiamento para cursos superiores privados.

As provas contém 180 questões no total e são divididas em quatro grupos – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias – contendo cada uma 45 questões. Além de contar com prova discursiva, de redação dissertativa.

 

fazendo-prova

O exame é aplicado em dois dias, sábado e domingo. Com duração de 4h 30m no primeiro dia de prova, para realização das questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias que contém questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia e o caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias com questões sobre Química, Física e Biologia.

No segundo dia, o candidato responde as questões do caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias sobre Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação; e o caderno de Matemática e suas Tecnologias, além de redação. Neste dia, a prova tem duração de 5h 30m.

O Ministério da Educação (MEC), órgão responsável pela realização do Enem, costuma divulgar edital do Enem entre o final de abril e o início de maio, contendo todas as regras para a realização da prova e o cronograma do exame, que podem ser acessadas através do site – http://www.inep.gov.br/ – . As inscrições devem ser feitas no mês de maio pelo site do Inep e os candidatos que possuem baixa renda podem solicitar isenção de taxa, que é apenas oferecida três vezes consecutivas para o mesmo candidato. As provas geralmente são marcadas para a primeira semana do mês de novembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *